terça-feira, 17 de abril de 2012

"Roda da leitura"

A experiência vivenciada que vou relatar  foi quando estava na 8°série, participava do projeto "Roda de Leitura", essa atividade ao ser inserida no cotidiano da classe, traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola, em que tínhamos múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher nossas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas nos traz, falávamos sobre nossas sensações, recomendávamos leituras e analisávamos as recomendações recebidas dos colegas a fim de seguirmos aquelas que pareciam mais interessantes, desenvolvendo , ao longo do processo, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.Esta atividade era desenvolvida ao longo do ano, com freqüência bimestral, sendo necessário livros de literatura infanto-juvenil constantes do acervo da Escola. Após organizada a roda de leitura o professor criava um movimento de troca de ideias, considerações e indicações entre os alunos, usando, quando necessário, uma pergunta ou outra com cada aluno da roda. Ao final da  roda era organizada com a turma novos empréstimos de livros e combinava-se a data da próxima  roda. Foi uma oportunidade importantíssima para minha formação, já que meus pais não tinham condições de comprar livros e nem o hábito de ler.

Rosângela M Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário