terça-feira, 17 de abril de 2012

Sentimentos da infância

Quando criança gostava de ler gibis. Com o tempo, aprendi a apreciar outras leituras e a conhecer as principais características de vários escritores. No ensino médio, comecei a me encantar por Machado de Assis, Monteiro Lobato, Fernando Pessoa. Hoje, sou a maior admiradora de Clarice Lispector e Cecília Meireles e acredito que a leitura transcende o que nos aflige além de nos fazer mais felizes e proficientes.
Um livro inesquecível para mim em minha adolescência foi "A marca de uma lágrima". Essa obra fez com que eu aprendesse a lidar com meus sentimentos de uma forma muito natural.

Joyce Ferreira Nunes

Apresentação do blog

Cantinho da leitura e da escrita
          Olá,
        Venha fazer parte do nosso cantinho de leitura e escrita.
         Nosso blog faz parte do Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, idealizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e tem como objetivo a formação de educadores de todas as disciplinas a distância.
O blog surgiu para executar uma atividade proposta pelo módulo 2 do curso Leitura e escrita em contexto digital , sendo orientado pela tutora Gildete Conceição Lima Veiga. Tem por objetivo a reflexão e a relação que existe entre a leitura e a escrita na era digital. Nosso objetivo principal é a interação e a troca de conhecimento que existe nesse mundo globalizado, pois a tecnologia é uma grande aliada do nosso trabalho para motivar e ensinar aos alunos.
Visite-nos e passe momentos agradáveis no nosso cantinho de leitura e de escrita que foi feito para você.
Participe e envolva-se com os conteúdos relacionados com o ensino na era digital.

Autoras do blog:
LÉIA PATRICIA CAMARGOS  Fernandópolis-SP

Sou professora de espanhol na rede pública e particular há 12 anos, moro em Fernandópolis, mas sou de Ribeirão Preto. Sou efetiva em Língua Portuguesa e fiz Mestrado na UNESP de Assis. Fiz um curso chamado Oye de especialização a distancia pela UnB em parceria com a Secretaria da Educação e nasceu aí meu interesse pelas mídias no ensino. Gosto de viajar, jogar bola com meu filho de cinco anos, tirar fotos e acessar internet. Sonho conhecer a Espanha junto com minha família e fazer doutorado na área de Metodologia do Ensino de Língua Espanhola.


DENISE DA SILVA MENDES
Osasco-SP
Olá pessoal, sou professora de Ciências e de Biologia, onde trabalho em duas escolas estaduais maravilhosas (Campesina e Liberatti). Adoro trabalhar nessa área, onde podemos ter um contato com a natureza, fazer experiências e desenvolver trabalhos munidos da tecnologia, este curso é mais um que vem complementar a minha trajetória na educação.


JOYCE FERREIRA NUNES
Franca-SP

Sou a professora Joyce da cidade de Franca. Tenho certeza este curso contribuirá com minha formação e prática docente. 


DANIELA TEIXEIRA MARCOS DE SOUZA
São Joaquim da Barra-SP

Nasci em Santo André, porém fui criada em São Joaquim da Barra. Comecei a lecionar antes de me formar, no ano de 1995. Me formei em 1996, no meu 1º concurso consegui me efetivar na minha cidade e fiquei até o  início do mês de fevereiro de 2012, trabalhando em sala de aula, na escola Profª Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta. Atualmente estou como PCNPE de Matemática, em São Joaquim da Barra, estou adorando essa nova experiência. Já participei de vários cursos, porém o 1º que fiz à distância foi "Currículo e Prática Docente", foi muito bom e proveitoso. Espero que esse curso colabore para os trabalhos de leitura e escrita na área de Matemática.


ROSANGELA MARIA RODRIGUES
Diadema-SP

Olá. Sou professora de Língua Portuguesa, leciono na Escola Antonieta Borges Alves que fica localizada em Diadema, onde moro atualmente, pois sou do interior de São Paulo de uma pequena cidade chamada "Guzolândia". Adoro minha profissão.
 

EXPERIÊNCIAS ENCANTADORAS

Durante minha infância, antes mesmo de saber ler e escrever, meus pais me contavam histórias através da leitura de livros infantis ou até mesmo aquelas as que eram inventadas por eles. No momento em que liam para mim, eu imaginava como eram os lugares, as pessoas, como se vestiam, quais hábitos possuíam e lógico, qual seria o final daquela linda história.
Também costuma ouvir histórias através da antiga vitrola com aqueles disquinhos. O que mais gostava de ouvir era a história do “Chapeuzinho Vermelho”, o que me despertava era imaginar o lobo devorando a vovó, depois como o caçador tinha coragem de abrir a barriga do lobo e a vovó sair viva.
Já no antigo colegial, hoje ensino médio, tinha uma professora que pedia a leitura de um livro a cada quinze dias, ao término de cada livro havia um debate e relatório. Sempre ficava ansiosa para saber qual seria a próxima leitura, o que me estimulou a sempre realizar leituras para adquirir conhecimentos em diversas áreas.
Através do gosto pela leitura, também desenvolvi gosto pela escrita, adorava escrever diários e receitas.
A leitura e a escrita são muito importantes porque é através da leitura que podemos desvendar o mundo e a escrita serve para mostrar o mundo que existe dentro de cada um.

Daniela Teixeira Marcos de Souza

"Roda da leitura"

A experiência vivenciada que vou relatar  foi quando estava na 8°série, participava do projeto "Roda de Leitura", essa atividade ao ser inserida no cotidiano da classe, traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola, em que tínhamos múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher nossas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas nos traz, falávamos sobre nossas sensações, recomendávamos leituras e analisávamos as recomendações recebidas dos colegas a fim de seguirmos aquelas que pareciam mais interessantes, desenvolvendo , ao longo do processo, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.Esta atividade era desenvolvida ao longo do ano, com freqüência bimestral, sendo necessário livros de literatura infanto-juvenil constantes do acervo da Escola. Após organizada a roda de leitura o professor criava um movimento de troca de ideias, considerações e indicações entre os alunos, usando, quando necessário, uma pergunta ou outra com cada aluno da roda. Ao final da  roda era organizada com a turma novos empréstimos de livros e combinava-se a data da próxima  roda. Foi uma oportunidade importantíssima para minha formação, já que meus pais não tinham condições de comprar livros e nem o hábito de ler.

Rosângela M Rodrigues